Design Articulado | BLOG

Transformando problemas monstruosos em soluções aplicáveis através do Design

Através de técnicas de Design Thinking e outras metodologias de Design, é possível desvendar os medos e desafios dos usuários, entender suas expectativas e criar soluções criativas e eficazes para resolver problemas que antes pareciam impossíveis de serem enfrentados.

Monstros sempre foram parte do imaginário humano, desde as lendas e mitologias até as telas do cinema. Eles representam nossos medos e desafios mais assustadores, muitas vezes parecendo impossíveis de serem enfrentados. E é exatamente por isso que o Design tem um papel fundamental na transformação desses problemas monstruosos em soluções aplicáveis.

Imagine um problema tão grande que pareça uma criatura gigante, ameaçando a existência de uma empresa. Essa monstruosidade pode ser uma falha de segurança que expõe informações confidenciais de milhares de usuários, uma interface confusa que afasta potenciais clientes ou até mesmo um produto que não atende às necessidades dos usuários.

Mas não se desespere, pois o Design está aqui para te ajudar a enfrentar esses monstros. Com uma abordagem centrada no usuário, as soluções para esses problemas monstruosos podem ser desenhadas de forma a atender às necessidades e desejos dos usuários, transformando essas criaturas aterrorizantes em soluções aplicáveis e atraentes.

Através de técnicas de Design Thinking e outras metodologias de Design, é possível desvendar os medos e desafios dos usuários, entender suas expectativas e criar soluções criativas e eficazes para resolver problemas que antes pareciam impossíveis de serem enfrentados.

E assim, a empresa pode se tornar um herói em sua própria história, vencendo os monstros que antes pareciam invencíveis e entregando produtos e serviços que realmente atendam às necessidades dos usuários. É uma jornada desafiadora, mas com o Design ao seu lado, não há problema monstruoso que não possa ser vencido.

Há inúmeros exemplos na história da humanidade em que o design teve um papel fundamental na resolução de problemas significativos, tais como:
  • A evolução da tipografia: O design gráfico e a tipografia tiveram um papel importante na propagação de ideias durante a Revolução Industrial, principalmente no início do século XX. Nomes como William Morris, Eric Gill e Jan Tschichold contribuíram para a criação de fontes que tornaram a comunicação mais clara e legível.
  • Design de produtos durante a Segunda Guerra Mundial: O design foi fundamental na produção de equipamentos e ferramentas que permitiram a vitória dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Designers industriais como Raymond Loewy e Henry Dreyfuss foram responsáveis pela criação de armas, aeronaves e equipamentos médicos inovadores que foram cruciais para a vitória dos Aliados.
  • Design de infraestrutura urbana: Grandes nomes do design como Le Corbusier, Robert Moses e Jane Jacobs contribuíram para a criação de soluções inovadoras para problemas urbanos, como congestionamento de tráfego, poluição e falta de espaços verdes. Suas ideias para planejamento urbano e design de edifícios revolucionaram a forma como as cidades são projetadas.
  • O design da tecnologia moderna: O design também teve um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia moderna, desde a criação do primeiro computador pessoal até a explosão de aplicativos e plataformas de mídia social. Nomes como Steve Jobs e Jony Ive, da Apple, contribuíram para a criação de produtos que mudaram a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.

Estes são apenas alguns exemplos da importância do design na solução de problemas da humanidade. O design não apenas torna os objetos mais bonitos, mas também pode ser um meio poderoso de criar soluções eficazes e duradouras para desafios significativos.

E inúmeras empresas que têm usado metodologias de design para vencer monstros em suas áreas de atuação. Aqui estão alguns exemplos:
  • Google – Em 1998, a Google foi criada para ajudar as pessoas a encontrar informações na internet. Com uma interface simples e intuitiva, o Google se tornou rapidamente o mecanismo de busca mais popular do mundo. O Google continuou a inovar com produtos como o Google Maps, que tornou a navegação mais fácil, e o Google Translate, que tornou mais fácil para as pessoas se comunicarem em diferentes idiomas.

  • Apple – Em 2001, a Apple lançou o iPod, um dispositivo portátil de música que transformou a indústria da música. O design do iPod permitiu que as pessoas levassem sua música consigo, em vez de ter que carregar CDs ou fitas. O sucesso do iPod levou a uma série de outros produtos da Apple, incluindo o iPhone e o iPad, que mudaram a forma como as pessoas se comunicam e trabalham.

  • Airbnb – Em 2007, Joe Gebbia e Brian Chesky tiveram problemas para pagar o aluguel de sua casa em San Francisco. Então, eles decidiram alugar um espaço em sua casa para hospedar pessoas que vinham para a conferência de design em São Francisco. Como resultado, eles criaram um negócio inovador que mudou a forma como as pessoas viajam e se hospedam em todo o mundo.

  • Tesla – Em 2008, a Tesla foi fundada com a missão de acelerar a transição para a energia sustentável. Usando tecnologias de design e inovação, a Tesla criou carros elétricos que são elegantes, rápidos e eficientes. A empresa também está trabalhando em soluções de armazenamento de energia que permitirão que mais pessoas usem energia solar em suas casas.

Essas empresas, e muitas outras, mostram como a aplicação de metodologias de design pode ajudar a resolver problemas e transformar indústrias inteiras. O design não é apenas uma ferramenta para tornar as coisas bonitas, mas uma forma de resolver problemas complexos de forma inovadora.

Existem diversos relatórios que destacam o impacto positivo do design em apresentar soluções para grandes problemas. Um exemplo é o relatório da consultoria McKinsey, intitulado “The Business Value of Design”, que afirma que empresas que priorizam o design em sua estratégia de negócios têm um desempenho financeiro superior em comparação com empresas que não o fazem.

Outro relatório relevante é o “Design in Tech Report” elaborado por John Maeda, que analisa a relação entre design e tecnologia. Segundo o relatório, empresas como Apple, Airbnb e Uber alcançaram grande sucesso ao investir em design como uma das principais estratégias de negócio. Segundo a pesquisa “Design in Tech Report 2020” da empresa de venture capital Kleiner Perkins, as empresas de tecnologia lideradas por designers superaram seus pares por 2,2 vezes em termos de crescimento de receita nos últimos 10 anos.

Além disso, a revista Harvard Business Review também publicou diversos artigos que destacam a importância do design para a inovação e solução de problemas complexos. Um deles, intitulado “Design Thinking”, destaca a metodologia de mesmo nome como uma abordagem eficaz para a solução de problemas em diferentes setores e indústrias.

O relatório “Design Value Index” da DMI (Design Management Institute) mostrou que, entre 2005 e 2015, as empresas que valorizam o design superaram em 211% o desempenho do S&P 500 (índice composto por ações das 500 maiores empresas dos Estados Unidos) em termos de retorno ao acionista.

O “Relatório de Tendências em Design 2021” da Adobe revelou que 81% das empresas que priorizam o design superaram a concorrência em receita nos últimos 3 anos.

Um estudo da McKinsey em parceria com a AIGA (Associação dos Designers Gráficos dos Estados Unidos) mostrou que empresas que investem em design tiveram uma melhora de 10% a 50% em métricas como satisfação do cliente, retenção de clientes e taxa de conversão.

Esses números mostram que o design não é apenas uma disciplina estética, mas também uma abordagem estratégica capaz de gerar resultados significativos para as empresas.

Em conclusão, o design é uma poderosa ferramenta para transformar problemas monstruosos em soluções aplicáveis. Através do estudo e aplicação das metodologias de design, podemos enfrentar desafios complexos e encontrar soluções inovadoras e eficientes. As empresas e indivíduos que investem em design, não apenas colhem os benefícios financeiros, mas também têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. É hora de todos nós reconhecermos o poder do design e usá-lo como uma ferramenta para criar um mundo melhor. Vamos nos inspirar nos exemplos históricos e nas empresas que estão liderando o caminho para abraçar o design como uma abordagem central para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Vamos transformar problemas monstruosos em soluções aplicáveis através do design!

Derrubando Monstros com Design

Uma dinâmica em grupo focada em resolver grandes problemas da empresa usando a metodologia do design:

  • Introdução:
    Apresente o objetivo da dinâmica e a importância da metodologia do design para solucionar grandes problemas empresariais. Explique que a ideia é trabalhar em equipe para identificar um problema, mapear as necessidades e criar soluções inovadoras.
  • Identificação do problema:
    Peça para os participantes compartilharem um problema que eles têm enfrentado em seu trabalho ou na empresa. Anote as sugestões em um quadro branco ou em um papel grande, e incentive perguntas para entender melhor o problema.
  • Mapeamento das necessidades:
    Com base na lista de problemas, selecione um para a equipe trabalhar. Em seguida, peça que os participantes identifiquem as necessidades dos usuários envolvidos e dos stakeholders. Encoraje a equipe a buscar diferentes perspectivas e a fazer perguntas abertas para descobrir mais sobre as necessidades.
  • Geração de ideias:
    Com base nas necessidades identificadas, peça para a equipe gerar ideias de soluções inovadoras. Não há ideias ruins nesta fase, incentive a todos a participarem. Anote todas as ideias em um quadro ou em um papel grande.
  • Seleção de ideias:
    Com base nas ideias geradas, peça que a equipe selecione as mais promissoras. É importante que a equipe leve em consideração as necessidades dos usuários e dos stakeholders, e que as ideias selecionadas tenham o potencial de resolver o problema identificado.
  • Prototipagem:
    Com as ideias selecionadas, peça que a equipe crie protótipos de soluções. Estes podem ser sketches, wireframes, modelos físicos, ou qualquer outra forma de visualização da solução. Encoraje a equipe a trabalhar juntos e a fazer alterações conforme necessário.
  • Testes:
    Com os protótipos em mãos, peça que a equipe teste as soluções com usuários e stakeholders. Registre os feedbacks e sugestões para possíveis melhorias.
  • Implementação:
    Com as soluções testadas, a equipe deve avaliar qual delas é a mais viável para ser implementada e colocada em prática. Crie um plano de ação para a implementação e determine os responsáveis por cada etapa.
  • Conclusão:
    Encerre a dinâmica enfatizando a importância da metodologia do design para solucionar grandes problemas empresariais. Celebre as soluções criadas pela equipe e ressalte a importância do trabalho em equipe e da colaboração para o sucesso da empresa.
Compartilhe este artigo:
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Outros artigos que podem te interessar:

Experiência, o petróleo do novo século?

Experiência, o petróleo do novo século?

Desde os primórdios da humanidade, as experiências dos seres humanos têm sido objeto de análise e reflexão. Na Grécia Antiga, por exemplo, a filosofia surgia como uma forma de investigar o mundo e compreender a experiência humana.

Mesmo produto, diferentes interfaces

Mesmo produto, diferentes interfaces

Um dos desafios mais importantes do design de produto é criar soluções que atendam às necessidades e expectativas de diferentes usuários, levando em conta suas experiências, habilidades e necessidades específicas.